Max Weber foi um dos pais da Sociologia moderna.
Max Weber nasceu no dia 21 de abril de 1864, na cidade de Erfur na Alemanha. filho no Sr. Max Weber que foi público e político liberal e, filho da Senhora Helene Fallenstein, uma calvinista moderada. Max foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Ele é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes são da área de sociologia da religião, política, governo e economia.
Max prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes, que foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Ele também prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar, que representou o auge da crise do Estado Liberal do séc. XVIII e a ascensão do Estado Social do séc. XX.
Max Weber produziu a sociologia compreensiva, onde ele se preocupa com a compreensão das atitudes dos indivíduos da sociedade, considerando que a Sociologia poderia explicar melhor os fragmentos da sociedade.
Suas principais obras foram: A Ética protestante e o Espírito do Capitalismo (1903), A Política como Vocação (1919). Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921) e Estudos de Metodologia (1922).
"Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte" - Max Weber.
Aluna: Michelle Barros, n° 27
2° ano turma B
Matutino
Professora: Vanja Marina.